segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Mentira nossa de cada dia


O conceito de mentira é um só: “faltar com a verdade, enganar”. Quando mentimos, geralmente é por benefício próprio e se aproveitar de uma situação ou, para não magoar outra pessoa (que gostamos é claro), ou ainda para prejudicar outra pessoa (rival)... É gente a maldade faz parte do ser humano!


Quando criança, até segurava a ponta do nariz com medo de que crescesse depois que falava alguma mentirinha (lembrando da historia do Pinóquio) e a ingenuidade era tanta que não entendia como meus pais descobriam que estava lhes faltando com a verdade!


Na escola copiava a tarefa pronta de um colega e dizia ter feito em casa sozinha, colava em algumas provas... Nunca ficava sem os pontos do comprometimento.


Hoje em dia quando saio para balada e algum colega desiste de ir junto, quando este pergunta como foi, a resposta é sempre - “estava ótimo, você perdeu!” E isto nem sempre é verdade...


Mas, a pior mentira é a que fazemos a nos a nós mesmos. Nos relacionamentos que desejamos levar adiante e não aceitamos ou não conseguimos aceitar as faltas do outro, então justificamos os desentendimentos e até assumimos a culpa de alguma discussão porque o outro argumentou bem melhor e aquilo que antes incomodava vira ponto de reflexão de nosso próprio comportamento e não mais a falha do outro. É verdade que tudo isto acontece em qualquer relacionamento, porém, quando toda vez saímos com a sensação de que erramos, se é sempre só um que assume o erro, então estamos nos enganando. Enganamos-nos também quando acreditamos que os defeitos do outro vai mudar com o tempo... É sempre mais fácil ou cômodo insistirmos que o tempo muda tudo, esquecemos que também mudamos neste tempo, ou diria anulamo-nos? Pior de tudo é que só quando o relacionamento acaba é que conseguiremos ver os sinais dados no decorrer do mesmo.


É... E isto faz parte!


Portanto, viva a mentira e a alegria que ela nos proporciona momentaneamente.



Beijosssss



Bechana Fernanda

2 comentários:

As Bechanas disse...

Amiga discordo!!! (e aqui não é a Andréia.. é a Aline...rs..)

E justamente estas mentirinhas do dia-a-dia que atrapalham qualquer relação, seja de amizade, seja amorosa.

Na verdade este é o grande mal da humanidade e infelizmente será bem difícil de combater porque está escondido: está lá no fundo do nosso inconsciente, e, por isso, achamos natural.

Acredito que o grande desafio do ser humano é o tentar combater essas mentiras de cada dia, e ser feliz com a verdade.

Aí, tenho certeza, ele vai ser feliz "de verdade".

beijosssssss

bechana Aline

As Bechanas disse...

Fer, não considero que pontos de discordância seja verdade ou mentira...São pontos de vista diferentes construídos por histórias de vida diferentes, e tentar compreender o universo do outro é sábio.

E relacionamento compreende respeitar as diferenças sem imposição, mas sim, estabelecer acordos,onde muitas vezes em nome do gostar, ou do amor, acontece a cedência.

O que desgasta uma relação é justamente quando apenas 1 está disposto a ceder, aí complica e é hora de analisar se vale a pena e se está sendo considerado pelo o outro o esforço individual para a manutenção da relação.

O grande nó de tudo é que quando se gosta, vc abre muitos precedentes...até a hora q cansamos e aí já era. Vc me conhece e sabe q vou até o fim, e por isso tenho a fama de teimosa...rs..mas não me arrependo de nada, e qdo de fato decido q chegou a hora de acabar,sofro, choro...mas não volto atrás.

Bechana Cíntia